Aplicativo desenvolvido pelo TCE-SC permite acesso às sessões

 1º LABORATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS DE CONTROLE EXTERNO
O painel Transparência e Controle Social foi coordenado pelo conselheiro do TCE de Pernanbuco, Carlos Maurício Cabral Figueiredo

O aplicativo TCE Sessões, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, foi apresentado no Painel de Transparência e Controle Social que aconteceu na manhã desta terça-feira (04/09). O auditor de Controle Externo do TCE-SC, Rafael Queiroz Gonçalves, contou que antes mesmo da ferramenta ser concebida, já existia um esforço em buscar a modernização das ferramentas de trabalho e a ampliação da transparência. As sessões do TCE-SC poderiam ser acompanhadas remotamente apenas por meio de computadores tradicionais. Na atualidade, porém, a grande maioria do acesso à Internet é realizado por dispositivos móveis, e, inclusive, uma parcela significativa da sociedade realiza o acesso somente por meio deste tipo de dispositivo.

 Auditor de Controle Externo do TCE-SC, Rafael Queiroz Gonçalves
 Marcelo Santos de Araújo, auditor de Controle Externo do TCE-RN

Foi desenvolvido um aplicativo de celular “TCE Sessões” gratuito, que funciona nas principais plataformas de dispositivos móveis – incluindo as plataformas Android e iOS (para os dispositivos Apple). O aplicativo possibilita a consulta às pautas das próximas sessões do pleno do TCE/SC, e ainda permite a visualização dos vídeos das sessões. Foi utilizada a própria mão de obra existente na instituição, e, ainda, a adoção de tecnologias de software livre.

O investimento feito para execução do projeto foi na criação de uma conta institucional do TCE-SC nas lojas virtuais de aplicativos, sendo uma na App Store, para publicação do aplicativo para usuários de dispositivos Apple, e outra na Google Play, para publicação do aplicativo para os usuários de dispositivos Android. A realização do aplicativo foi considerada de grande importância para a instituição, pois além de representar um marco no avanço tecnológico, promove a transparência e a aproximação do TCE-SC com a sociedade. O painel Transparência e Controle Social foi coordenado pelo conselheiro do TCE de Pernanbuco, Carlos Maurício Cabral Figueiredo.

O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo continua nesta terça-feira, dia 4, nas dependências do TCE-MT. O evento é transmitido ao vivo pela TV Contas e pelo YouTube. Ao final, as palestras estarão disponíveis no Portal da instituição. Todos os trabalhos serão reunidos em um e-book, a ser lançado em novembro, durante o Congresso Nacional dos Tribunais de Contas.